sábado, 9 de maio de 2015

PARAHYBAVISTA - AGONIA E ÊXTASE


DO RIO...
PARA O MAR...
PARAHYBAVISTA - AGONIA E ÊXTASE é um projeto de produção e exposições itinerantes de uma série temática que tem como tema os lugares pitorescos da Paraíba, do sertão ao litoral (o êxtase) e a saga dos que sofrem com a seca e com as injustiças sociais (a agonia).

A primeira fase do projeto (Parahybavista - Urbe & Orbe) foi realizada com sucesso em 2010, na galeria do SESC/CENTRO de João Pessoa, Paraíba, no período de 15 a 31 de julho. composta de um álbum de gravuras com paisagens da capital e arredores.

Sempre com o pensamento de “não fazer pinturas parecidas com paisagens, mas pintar paisagens que se pareçam com pinturas”, continuo dedicando parte do meu tempo ao registro pictórico da nossa Paraíba.

O projeto ainda está em andamento, patrocinado pela comercialização das obras para alguns colecionadores e instituições públicas. As obras formarão um catálogo impresso, que será comercializado ao público, formando um valioso acervo para a memória coletiva do nosso Estado. 

Assim, todos poderemos fazer um passeio lúdico pelo nosso valioso patrimônio histórico, artístico e natural, representado nos casarios, paisagens e marinhas pelo pincel deste artista que bem conhece os belos e muitas vezes sofridos matizes de sua gente e da sua terra.

As obras que estarão no catálogo vêm sendo apresentadas gradativamente em um mosaico de imagens publicadas em nossas páginas na NET, algumas das quais já expostas em acervos de instituições que as adquiriram.

Estou abrindo mão do copyright © de várias imagens para quem não pode comprar uma obra original possa imprimir a sua reprodução - de graça! É gratuito para quem não pode pagar, apoiado por quem pode doar. 

  Qualquer um poderá ir lá no site buscar a imagem virtual que quiser, fazer o download para um dispositivo (celular, ou computador), gravar em um pendrive e mandar imprimir (nas empresas especializadas - camiseterias e gráficas rápidas da sua escolha) reproduções em canvas (impressão giclée sobre telas), gravuras, camisetas e canecas.  A cessão gratuita é apenas das imagens virtuais e para uso particular, não comercial.

Mas, se preferir, ao invés da doação para o projeto, ajude alguma instituição de caridade ou uma ação social da sua confiança, com alimentos, material de higiene e de limpeza, roupas, etc - pois estamos atualmente com muita gente passando todo tipo de necessidade, inclusive fome. 

O Brasil está passando fome! São aproximadamente 35 milhões de pessoas famintas que dependem exclusivamente da caridade e da generosidade alheias; 75 milhões de brasileiros não fazem as três refeições nem se alimentam de maneira adequada, passando todo tipo de dificuldade, principalmente de saúde - são crianças, idosos, trabalhadores em situação de total desespero. A fome cega e transforma as pessoas em zumbis. 

Enquanto essa época tenebrosa não passa, faça a sua parte. Eu não faço nem questão que doem para nosso projeto Parahybavista; procure uma organização séria ou uma instituição da sua confiança e leve o que puder - do sabonete a uma cesta básica, roupas, sapatos... o que puder! As pessoas estão em estado de miserabilidade e de abandono!

DO LITORAL...

AO SERTÃO...
Participe, adquirira a sua obra, seja mais um dos patrocinadores do nosso projeto e entre também para a história da arte paraibana.

Conheça as formas de patrocínio:


segunda-feira, 13 de abril de 2015

ATENÇÃO! PARAHYBAVISTA SÓ SERÁ VISTA EM 2015.


PÁGINAS RELACIONADAS:

A mostra havia sido selecionada pelo projeto EXPOSESC e marcada para dezembro de 2013 na galeria de arte do Sesc Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Porém, a pedido de alguns novos patrocinadores, com a anuência dos demais, adiaremos a exposição para 2015. Um dos motivos, além de algumas importantes obras ainda estarem inacabadas, é o cronograma do catálogo a ser impresso, que não permitiria a publicação das novas imagens das logomarcas e das novas obras ainda em andamento - adquiridas antecipadamente pelos novos patrocinadores. Isso não seria correto, afinal, tenho um compromisso maior com essas pessoas. “Mea culpa, mea maxima culpa”. Agora, só resta esperar a decisão do departamento de artes plásticas do SESC/PB sobre a possibilidade de agendamento em nova data, através de nova inscrição no projeto EXPOSESC 2014. Ainda bem que há a alternativa de suplência, o que possibilita que a instituição mantenha o seu calendário, sem prejuízo para o público e para felicidade do(a) artista suplente (rss).
Com isso ganharemos todos, pois até lá muita tinta ainda vai rolar por baixo e por cima da tela...

CENSURA EM OBRA DE PINTURA?!

Fui fazer a minha inscrição para ocupar o espaço da galeria de arte do SESC CABO BRANCO, dentro do projeto EXPOSESC 2014, seguindo as regras da instituição (no dia 29 de janeiro último). Como já foi dito acima, a mostra havia sido selecionada pelo projeto EXPOSESC e adiada para 2014. 
No ato da inscrição, porém, para minha surpresa, uma pintura foi censurada de antemão, quando da apresentação do projeto (veja a imagem, abaixo). A alegação foi que essa pintura seria erótica para os princípios conservadores da cúpula da instituição. O departamento de artes plásticas do SESC acha que essa obra fere o que dispõe o artigo 5.5.1. do edital: "É Proibida a inscrição de projetos artísticos confeccionados com materiais perecíveis e/ou que possam comprometer a integridade física ou moral da entidade e do público alvo. Persistindo, o artista, em expor a obra supracitada, esta será retirada da exposição sem prévio aviso."
Refleti muito. Em que pese o meu respeito, gratidão e admiração por essa instituição, além do meu carinho por toda a equipe da divisão de artes plásticas, não irei submeter-me à censura que dispõe o supracitado artigo 5.5.1. do edital. Isso fere todos os meus princípios de liberdade de expressão. Além do mais, a obra censurada em questão não mostra nenhuma cena de nu explícito ou de imagens pornográficas. Além disso, trata-se de uma pintura importante dentro do contexto do meu projeto, não pode ficar de fora da exposição. Cancelei a minha inscrição, pois já começamos sem a harmonia e o entendimento necessários para um evento desse porte. 
Conto mais uma vez com a paciência de vocês... Mas, sempre acreditei que arte é antes de tudo prazer e amor. Vou procurar com calma onde possa expor as pinturas que eu quiser, sem ferir "a integridade moral" dos seus visitantes e sem me estressar.


A OBRA "PROIBIDA"

Bruno Steinbach. "Ponta do Cabo Branco, opus III". Acrílica/tela, 140 x 250 cm, janeiro de 2012. 
João Pessoa, Paraíba, Brasil. Acervo do artista. 
Próximo à Praia do Seixas, ponto mais oriental das américas, localizado na cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, nordeste do Brasil. "Onde o sol nasce primeiro e os amantes se encontram". 
http://brunosteinbachsilva.blogspot.com/2012/01/ponta-do-cabo-branco-opus-iii.html


Mas PARAHYBAVISTA continua, apenas mudará de lugar, estou tratando de agendar no CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO, local mais adequado para o tema da mostra, pois a Igreja São Francisco inclusive está incluída em uma das gravuras da série.

A data do evento ainda não está definida, mas provavelmente acontecerá no final de 2015.

Por enquanto, a mostra é apenas virtual. 

Agora é esperar o dia chegar.

Até lá.



CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO

Assista ao vídeo e conheça esse tesouro






APOIE O NOSSO PROJETO, AGREGANDO VALOR CULTURAL À SUA MARCA!

PATROCÍNIO E OBRAS:

Adquirira a sua obra e seja mais um dos patrocinadores do nosso projeto e entre também para a história da arte paraibana. Veja as obras já disponíveis e informações detalhadas clicando AQUI...



AS PINTURAS E GRAVURAS JÁ PRONTAS 







Agradecimento aos parceiros, em especial a Joaquim Noberto Sales (Panificadoras Bonfim)
Meus agradecimentos aos patrocinadores e amigos que apoiam nosso projeto. Sem eles, PARAHYBAVISTA não seria vista.

Veja a página do evento no Facebook e participe:


CONTATO: ATELIER BRUNO STEINBACH

Rua Bel. Irenaldo de Albuquerque Chaves, 201 (Residencial Val Paraíso), bloco E, aptº 421, 3º andar. Aeroclube.
CEP: 58036-460
João Pessoa, Paraíba, Brasil.
brunosteinbachsilva@gmail.com

Quer fazer uma visita? Ligue antes agendando:
(083) 86609282 Oi / 99518663 TIM


* Navegue em um computador ou "note book". Se navegar através de celulares, iPhones, etc... aí complica, pois eles são bons para publicar fotos em tempo real, assistir a vídeos, ver "figurinhas" e... conversar. Mas, além de pequenos e lentos, não dispõem de certos recursos que um bom site profissional de pintura exige, o que deixará você à margem, "espiando navios"...

Navegar em um site com celular é como ler apenas a "orelha" de um bom livro, namorar apenas no portão - com o cunhado vigiando...

Temos um trabalhão danado com elaboração de textos e design para a web, não desperdice navegando apenas por celulares. Além da superexposição à radiação, você não conseguirá acessar quase nada do que fazemos ...

Vamos lá, experimente, ligue o computador!

Não fique na estrada apenas a ver navios...